HOME

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Dicas de futsal...

Parte 2.

Mas o que isso tem a ver com Futsal? Devem estar perguntando. Afirmo que o Futsal é um jogo que se assemelha muito ao descrito anteriormente, sobre tudo sobre a importância de dar respostas às ações (perguntas) que os jogadores colocam uns para os outros.
Sob o ponto de vista ofensivo, o Futsal é basicamente um jogo no qual os jogadores atacantes formulam perguntas as quais os próprios jogadores de ataque devem responder de alguma maneira.
E principal, mesmo que a resposta não seja a mais adequada, ou mesmo seja uma resposta errada, o jogo ainda assim continua.
Reposta? Pergunta? Mas quando isso ocorre no jogo?
As “respostas” ofensivas são todas as movimentações sem bola que um jogador realiza em decorrência daquilo que o jogador com bola executa – o que analogamente seria uma pergunta feita por esse jogador que está em posse da bola.
Se um jogador com posse de bola executa uma ação qualquer, ele, de alguma forma está formulando a seguinte pergunta: “Se eu fizer isso, o que vocês fazem?”
Para tornar ainda mais didático, vou utilizar-me de um exemplo prático, diagramado abaixo sob a forma de uma jogada:

FIGURA – O atacante com bola perguntando para o sem bola, aguardando uma resposta
Numa situação como a anterior, observa-se que o jogador com a bola realiza um deslocamento que proporcionará a necessidade de uma resposta defensiva, mas também deve fomentar uma resposta ofensiva.
Imaginem que a defesa e o seu companheiro de ataque optam pelas seguintes respostas:

Fonte: Wagner Cardoso

Continua...

0 comentários: